Usina Nardini

Nardini auxilia monitoramento da fauna na região

Nardini auxilia monitoramento da fauna na região
Nardini auxilia monitoramento da fauna na região
Nardini auxilia monitoramento da fauna na região

Nardini auxilia monitoramento da fauna na região

A Nardini Agroindustrial em conjunto com um proprietário rural da região Samuel Maria, instalaram em uma área de reserva legal da empresa uma armadilha fotográfica, intensificando o trabalho de monitoramento da fauna silvestre. Este trabalho é capaz de indicar a qualidade ambiental, pois mostra a variedade de espécies regionais.

De acordo com informações do Engenheiro Ambiental da Nardini, Rodrigo Robes, este trabalho já vem sendo realizado por Samuel a mais de três anos. "O objetivo a médio prazo é analisar a adaptação da fauna silvestre associada às áreas de produção e demonstrar o grau de conservação de biodiversidade regional. A presença de algumas espécies ameaçadas e de animais topo de cadeia como a onça parda, indicam a qualidade do ambiente e como a produção sustentável, com respeito ao meio ambiente pode coexistir harmoniosamente com a vida selvagem", afirmou.

O Engenheiro frisou ainda que a área prioritária para a conservação da biodiversidade regional é o remanescente florestal da Serra de Monte Alto, onde já foram registrados diversos animais, entre eles: Tamanduá-bandeira, Tamanduá-mirim, Gato-mourisco, Jacaré-do-papo-amarelo, Mão-pelada, entre outros, inclusive filhotes de Onça-parda. "Através da análise espacial dos registros de espécies bio-indicadoras será possível delimitar novas áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, bem como desenvolver ações de educação ambiental na região, maximizando os efeitos positivos".

Todos os meses também está sendo realizada campanha de campo monitorando as aves, sendo consideradas bioindicadoras as espécies enquadradas em qualquer uma das categorias apresentadas pela lista estadual de espécies ameaçadas de extinção (SMA, 2014), projeto desenvolvido em parceria com a Bióloga Daiane Barros da Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto e com o apoio dos passarinheiros Leandro Vacchiano e Marcio Sarro da região. O acervo com todas as fotos do monitoramento pode ser visto no instagram @samuca_maria.

Sobre o momento atual

COVID-19