Usina Nardini

Outubro Rosa: é importante apoiar esta campanha

Outubro Rosa: é importante apoiar esta campanha

Outubro Rosa: é importante apoiar esta campanha

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia nomeou a campanha de prevenção ao câncer de mama de "Quanto Antes Melhor", ou seja, a ação de procurar o diagnóstico precoce, salva vidas. Segundo o INCA- Instituto Nacional de Câncer, 30% dos casos podem ser evitados com uma rotina regrada de boa alimentação e atividades físicas.
Os homens também não fogem às estatísticas de câncer de mama, ainda que sejam poucos e raros os casos, contabilizando 1% do percentual total. Os sintomas a serem observados durante o autoexame e observação das mamas são: nódulo fixo e geralmente indolor, pele avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou pescoço e saída espontânea de líquido anormal dos seios.
Atualmente, o SUS oferece a mamografia, que é o exame computadorizado para detectar possíveis tumores, para mulheres de 50 a 69 anos. Porém, é recomendado que se houver algum histórico familiar da doença, que a mulher realize este exame de precisão antes, a partir dos 30 anos.
O Médico do Trabalho da Nardini, Dr. Elias Martins comentou sobre a importância da conscientização de se prevenir o câncer de mama cada vez mais cedo. "O outubro rosa é um mês de conscientização muito importante, pois o câncer de mama é a doença de maior incidência de óbitos entre mulheres acima de 40 anos. Por isso, recomendo que mulheres com 30 anos já comecem a fazer os exames necessários, pois ao sinal de qualquer alteração, um especialista deve ser consultado".

Sobre o momento atual

COVID-19