Usina Nardini

Jovem Aprendiz Opina: Queimadas

Jovem Aprendiz Opina: Queimadas

Jovem Aprendiz Opina: Queimadas

Um tema bastante discutido nesta época de secas são as queimadas criminosas que assolam nossa região. Com elas, nossa qualidade do ar piora, animais perdem suas casas e muitas vezes a vida e plantações inteiras podem ser devastadas, por isso, o Aprendiz do SENAI de Pirangi, Juliano Lopes escreveu um artigo de opinião sobre o assunto que leremos a seguir.

SECA E DESINFORMAÇÃO: A COMBINAÇÃO PERFEITA PARA INCÊNDIOS

Por Juliano Lopes

Nos últimos dias, estamos vendo com muita frequência nos noticiários, grandes incêndios no país e muitas coisas me incomodam. Sabemos que parte disso é culpa de um pensamento especista que coloca o homem em primeiro lugar em relação às demais espécies de vida.
Acompanhar todas as notícias destes incêndios que, infelizmente são recorrentes, ano após ano, no mundo todo, me causa tristeza. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 90% dos incêndios florestais são de origem de ações dos seres humanos. Mas não é apenas este o fator principal do problema. Há uma série de questões que envolvem, desde a irresponsabilidade governamental nas questões ambientais, até as ações de exploração desenfreadas do meio ambiente por empresas que não possuem a mesma mentalidade sustentável que a Nardini. Também, não podemos esquecer do efeito estufa, que devido à poluição atmosférica, aumenta a temperatura da terra.
A culpa é da compulsão humana por apontar culpados ao invés de soluções? Não vamos solucionar os crimes ambientais, incêndios, desmatamentos apenas buscando o porquê das coisas. Devemos compreender que não basta apontar culpados. Deve-se punir os culpados, mas que busquemos soluções. Acredito que todos estamos fartos de ver matas e biomas inteiros desaparecendo. A área queimada no Pantanal já passa de 2 milhões de hectares, tamanho referente a 10 vezes as cidades de SP e RJ juntas. Animais perdendo suas casas; morrendo; o calor aumentando; as tempestades se intensificando; as secas piorando; os furacões surgindo, e nada vejo sendo feito para resolver este problema.

Sobre o momento atual

COVID-19