Usina Nardini

Técnicas de direção, segurança e conforto

Técnicas de direção, segurança e conforto
Técnicas de direção, segurança e conforto
Técnicas de direção, segurança e conforto

Técnicas de direção, segurança e conforto

Com uma cabine ampla, computador de bordo moderno, câmbio automático e ar-condicionado, os caminhões da linha FH Volvo utilizados pelos Motoristas Canavieiros da Nardini, oferecem muita segurança e conforto para a realização do trabalho diário.

Embora traga mais facilidades para a execução do trabalho, dirigir este caminhão em estradas irregulares não é tarefa fácil. É preciso haver treinamento e a adaptação do motorista às novas tecnologias. Pensando nisso, o Monitor de Transporte, Alexandre Cirilo, com o apoio do Supervisor de Motomecanização, José Geraldo Pereira de Rosa (Cachoeira), está realizando durante toda a entressafra, um treinamento sobre o procedimento operacional do caminhão canavieiro.

"Nossa equipe precisa estar preparada para operar o caminhão com segurança, aproveitando ao máximo os recursos das novas tecnologias, a fim de melhorar a performance da máquina, aumentar a economia e aprenderem novas técnicas de direção", disse Cirilo.

O treinamento dura cerca de 3 horas, sendo 1 de orientações teóricas e 2 horas na prática, com o caminhão. Os colaboradores realizam um percurso de 27,3 km com o caminhão carregado de água, que chega a pesar mais de 90 toneladas. O instrutor Cirilo acompanha, fazendo comentários, passando orientações e por vez, parando o caminhão para debater com o motorista possíveis pontos de melhoria.

"São diversas técnicas que quando o motorista aprende, pode ajudar a economizar combustível, guiar com mais segurança e habilidade em locais de difícil acesso e subidas muito íngremes. Muitos colaboradores este ano vêm de outras usinas e guiaram diferentes modelos e marcas de caminhão, por isso devemos adapta-los a realidade da empresa", afirmou.

A expectativa é que 100% da equipe seja treinada e com isso, haja diminuição de acidentes e quebras nesta safra.

Sobre o momento atual

COVID-19